Quem elege os melhores | Construção Mercado

Construção

Prêmio PINI 2010

Quem elege os melhores

Perfil dos votantes mostra um profissional jovem, qualificado e com grande poder de escolha dos fornecedores

Por Paulo Kiss
Edição 112 - Novembro/2010

A pesquisa realizada anualmente pela PINI para identificar, junto aos seus assinantes, os melhores fornecedores da construção reuniu, neste ano, 1.855 participantes. Além de indicar o melhor fornecedor em cada uma das 42 categorias/segmentos do prêmio, os votantes - assinantes a pagamento das revistas AU (Arquitetura e Urbanismo), Construção Mercado, Té­­chne e Equipe de Obra - indicaram tam­­­­­­­­­bém as razões técnicas e comerciais que motivaram suas escolhas. Os votantes realizaram o preenchimento dos formulários de pesquisa pelo site exclusivo www.premiopini.com.br

A votação foi aberta aos assinantes no dia 19 de abril e encerrada no dia 1° de julho. Para abertura e validação do voto, cada assinante recebeu em casa, pelos Correios, um código de habilitação. O código impede que o assinante responda ao formulário mais de uma vez. O Prêmio PINI tem por objetivo destacar os melhores fornecedores em categorias que vão de materiais básicos, como aço e cimento Portland, a materiais de acabamento, como revestimentos cerâmico e de alumínio.

Questionário mínimo
Como não há obrigatoriedade de o assinante responder integralmente ao questionário, mas a pelo menos 15 das 42 categorias, o número de respostas por categoria é bastante variável, em função da maior ou menor afinidade do votante com o segmento. Por exemplo, os itens Louças Sanitárias e Revestimentos Cerâmicos são, proporcionalmente, aqueles com mais votos do que as outras categorias. Do total de 1.855 votantes deste ano, cerca de 1.500 fizeram questão de votar nestas duas categorias. Em média, as demais categorias têm de 500 a 700 votantes. O perfil da amostra revela outra característica interessante da pesquisa: a transição das gerações com o aquecimento do mercado. Mais da metade dos votantes tem menos de 40 anos de idade. Para Bernardo Corrêa Neto, gerente de Engenharia e Custos da PINI, responsável pela pesquisa, "o perfil da amostra é muito qualificado, revelando um número expressivo de profissionais ligados diretamente à escolha dos fornecedores". Segundo o  gerente, outro aspecto importante é o perfil formador de opinião revelado ano após ano pela pesquisa. "São profissionais que acumulam bastante experiência e, às vezes, pela característica dinâmica do mercado de trabalho atual, podem ter passado por mais de uma empresa. Eles levam consigo essa expertise de qualificação de fornecedores para onde vão", diz Neto.

Histórico
O Prêmio PINI, criado em 1995, é uma pesquisa do tipo share of mind, ou seja, uma sondagem de opinião de mercado que aponta, segundo os assinantes das revistas a pagamento da Editora PINI, aquelas empresas que se destacam pela visibilidade. Não só isso, a escolha baseia-se na percepção do leitor sobre o desempenho técnico e comercial dessas empresas. Assim, a opinião do votante é balizada por critérios técnicos - como atendimento/assistência técnica, comunicação com o mercado - e critérios comerciais - relação custo-benefício, conforto, resistência e transporte. O questionário foi estruturado para que o votante associe rapidamente a marca às qualidades que ele espera do produto e do relacionamento com a empresa.

A opnião de quem participou
Confira a seguir como três votantes do Prêmio PINI utilizam os resultados da pesquisa

Desde que fui mobilizado de Salvador para São Paulo, iniciamos, junto com a implantação de um Sistema de Gestão Integrada, um processo paralelo de qualificação de fornecedores. Adquirimos um programa novo e, como o sistema permitia, aproveitamos para fazer o imput das informações que são obtidas pelo setor de orçamentos. É muito importante saber quais as melhores empresas de cada segmento e, a partir daí, fazermos as melhores escolhas. O Prêmio PINI é muito importante nesse sentido.

André Torreão, 40, engenheiro civil e líder regional da Construtora LJA (SP)

O Prêmio PINI nos coloca mais próximos do fornecedor. Nós podemos conhecê-lo melhor. Como o prêmio é respondido por pessoas de perfil técnico ou ligadas diretamente às compras, é bom saber o que o nosso meio pensa a respeito da marca. O Prêmio passa a fazer parte do seu trabalho, que é conhecer melhor cada segmento e cada produto. Nós costumamos utilizar as informações do Prêmio PINI para ajudar os clientes a tomar decisões. Nós apresentamos a eles os produtos e marcas disponíveis e lhes mostramos como o público técnico avalia a marca que ele pretende escolher.

Ricardo da Luz Wallau, 26, orçamentista, Idea Construções (RS)

Acredito que o Prêmio PINI é de suma importância. Ao indicar os melhores fornecedores de vários produtos para construção, aponta as razões técnicas e comerciais que pautaram essa escolha. Com esses indicadores, nós aumentamos a gama de fornecedores qualificados, contribuindo para a empresa atingir suas metas de qualidade e de orçamento.

José Cândido, 40, coordenador de compras da Porto Belo Construções e Comércio (GO)

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos