Prêmio PINI chega à 19ª edição elegendo, além dos melhores fornecedores, as melhores obras de edificação e infraestrutura e a iniciativa setorial de destaque | Construção Mercado

Construção

PRÊMIO PINI 2013

Prêmio PINI chega à 19ª edição elegendo, além dos melhores fornecedores, as melhores obras de edificação e infraestrutura e a iniciativa setorial de destaque

Por Romário Ferreira
Edição 148 - Novembro/2013
 

A 19ª edição do Prêmio PINI contou com a participação de quase 1,7 mil profissionais do setor da construção do Brasil inteiro, que votaram nos melhores fornecedores em 39 categorias. O público votante foi formado em sua maioria por engenheiros (42,48%), arquitetos (22,89%) e estudantes (20,07%) - todos assinantes das publicações editadas pela PINI.

Como o regulamento não exigia responder às perguntas de todas as categorias, os participantes puderam se dedicar apenas às questões com as quais estavam familiarizados. Pois, além de indicar o melhor fornecedor, eles deveriam apontar os motivos que o levaram a tal escolha - o que aumenta a qualidade e a confiabilidade das respostas.

Os assinantes também puderam participar da votação do 2º Prêmio PINI Obras de Destaque Editorial, que premia a melhor obra de edificação e a melhor de infraestrutura. Ao todo eram cinco obras concorrendo ao título de mais relevantes publicadas na revista Téchne durante o ano de 2012 e outras cinco de mais importantes publicadas na Infraestrutura Urbana no mesmo período. As mais votadas foram as obras do edifício Pátio Malzoni e da usina termelétrica São João, ambas localizadas em São Paulo.

O Prêmio PINI também reconhece a Iniciativa Setorial de Destaque, que, neste ano, homenageia o Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa (Consitra). "A PINI tem realizado um importante trabalho de reconhecimento institucional com esse Prêmio. Neste ano, escolhemos o Consitra, um consórcio muito bem-sucedido entre construtores, associações de classe e da academia visando ao desenvolvimento tecnológico dos revestimentos com argamassas", afirma o diretor de redação da Editora PINI, o jornalista Paulo Kiss.

Já a Eztec foi eleita a vencedora geral do 4o Prêmio PINI Incorporadora do Ano. E a Even foi destaque nas categorias "Comportamento da empresa com seus clientes", "Comportamento da empresa com funcionários e fornecedores" e no critério "Comportamento com a sociedade e o meio ambiente".

História
O Prêmio PINI foi criado em 1995, após pedido dos próprios leitores e parceiros, com o objetivo de estabelecer um ranking dos melhores fornecedores da indústria da construção civil nacional, embasado pela opinião técnica dos profissionais de mercado. Desde a primeira edição, o regulamento vem sendo refinado e, atualmente, os questionários são elaborados para que seja possível embasar as respostas por meio da associação de atributos técnicos e comerciais às empresas. Isso possibilita um importante retorno sobre os pontos fortes e fracos dos fornecedores do setor.

"O Prêmio é um importante benchmark de qualidade para os profissionais da área de suprimentos. As razões técnicas e comerciais de escolha das marcas são atribuídas por profissionais experientes ligados à especificação. A amostra não é apenas significativa, mas também altamente qualificada", ressalta Paulo Kiss.

 

A opinião de quem votou

 

Acervo Pessoal

"Considero o Prêmio PINI uma referência importante para desenvolver novas parcerias com fornecedores e com clientes em potencial. Considero as avaliações apresentadas de extrema valia no momento de estabelecer um contato com novas empresas, assim como é sempre importante conhecer a opinião de outros profissionais sobre empresas com as quais já trabalhamos"
Luiz Anizio Teixeira Massa
Engenheiro civil e gerente comercial da Engemav Engenharia e Instalações - São Paulo

 

Acervo Pessoal

"Acho importante os profissionais da engenharia e de suprimentos participarem da pesquisa, pois, por meio dela, os fornecedores são avaliados sob critérios técnicos imprescindíveis para uma futura negociação. Procuro consultar o resultado da pesquisa, pois ela também apresenta a posição das empresas e dá uma referência sobre a atuação dela no mercado nacional"
Dunia Mara Baú Pereira
Engenheira de orçamento, planejamento e controle da Graúna Construções - Londrina (PR)

 

Acervo Pessoal

"Vejo o Prêmio PINI como uma excelente oportunidade tanto para fornecedores quanto para compradores e usuários finais. A partir da avaliação feita pelo consumidor, a empresa participante que não foi a vencedora poderá fazer uma autoanálise, identificando possíveis falhas no atendimento, nos produtos e em outros aspectos avaliados pelo prêmio. Ao comprador e ao usuário final, ter como referência os dados de um prêmio é uma ferramenta de extrema importância, pois ele se certifica que a empresa apresenta um bom produto ou serviço"
Hugo Sefrian Peinado
Engenheiro civil, mestrando em engenharia urbana pela Universidade Estadual de Maringá e gerente de desenvolvimento de processos da Construtora Elohim - Maringá (PR)

 

 

Visite a página especial do Prêmio PINI e confira as reportagens sobre todos os vencedores dos anos anteriores.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos