Ilustração mostra duas técnicas para realizar a união de pilares pré-fabricados | Construção Mercado

Construção

Emenda de pilar

Ilustração mostra duas técnicas para realizar a união de pilares pré-fabricados

Por Juliana Nakamura
Edição 149 - Dezembro/2013
 

A união de pilares pré-fabricados é geralmente necessária em edificações altas, quando existe a necessidade de segmentação do pilar, seja por uma restrição logística, seja por uma limitação da produção. "O fator determinante para recorrer à segmentação e à posterior emenda de pilares pode ser o custo de transporte ou de montagem ou, ainda, a estabilidade estrutural da peça na fase de manuseio ou transporte", explica o engenheiro Francisco Celso, diretor técnico da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto (ABCIC). Também nos casos em que há impossibilidade de tráfego de carretas muito extensas, pode ser necessário usar peças de menores dimensões e emendá-las no canteiro. Existem variados sistemas de união de pilares, alguns deles patenteados pelos fornecedores de insertes metálicos. No Brasil, onde a quantidade de fabricantes de conectores e chumbadores para pré-fabricados é restrita, o sistema empregado pode envolver ligação por chapas, soldas, parafusos, grauteamento de esperas ou vergalhões em nichos previamente deixados na peça para este fim.

 

ILUSTRAÇÃO: DANIEL BENEVENTI

 

Duas formas de executar a união de pilares pré-fabricados

1. Com emenda das barras da armadura do pilar
Essa alternativa tem característica de apresentar resistência logo após a solda, dispensando ou minimizando o cimbramento provisório. Uma evolução desse método é a substituição da solda por parafusos (acoplador metálico).

2. Com tubos metálicos
Esse tipo de ligação tem a vantagem de facilitar o posicionamento e o prumo do pilar. Nessa alternativa, os dois segmentos do pilar precisam ser moldados na mesma posição em que serão montados, utilizando o topo de um como fôrma para outro, com o tubo metálico posicionado.

Por Juliana Nakamura
Fonte:
ABCIC e Mounir Khalil El Debs no livro "Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações", da EESC-USP.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos