Na construção de hotel no Rio de Janeiro, construtora obtém ganho de produtividade ao optar por estacas secantes para execução da contenção, em detrimento da parede diafragma | Construção Mercado

Construção

Contenção com estacas secantes

Na construção de hotel no Rio de Janeiro, construtora obtém ganho de produtividade ao optar por estacas secantes para execução da contenção, em detrimento da parede diafragma

Juliana Nakamura
Edição 149 - Dezembro/2013

Com inauguração prevista para o início de 2015, o Arena Leme será um hotel cinco estrelas, na zona Sul do Rio de Janeiro, erguido no local onde há um edifício residencial antigo. Para essa obra estava prevista, inicialmente, a construção de paredes- diafragma para a contenção do solo, arenoso e com presença de água.

Em comum acordo com o cliente, os engenheiros da Lafem, responsável pela obra, decidiram estudar alternativas, visando a ganhos de qualidade e produtividade. Após analisar algumas opções, como perfil prancheado e a própria parede-diafragma, a escolha recaiu sobre as estacas secantes, uma tecnologia relativamente recente no Brasil e indicada justamente quando se tem solos arenosos e com lençol freático elevado.

Entre as principais diferenças desse processo em relação ao sistema convencional de paredes-diafragma com lama bentonítica estão a possibilidade de se fazer escavações menores; de se ter a usina de concreto fora do local das escavações; utilizar equipamentos mais compactos e executar uma concretagem rápida e limpa. Por tudo isso, os muros construídos com estacas secantes podem ser erguidos em locais de dimensões reduzidas e junto a estruturas preexistentes.

A tomada de decisão sobre o sistema de contenção do Arena Leme Hotel foi decidida ainda na fase de projetos. "Visitamos outras obras em que se estava adotando o sistema de estacas secantes. Também consultamos os prestadores desse serviço, já que havia o inconveniente de existirem poucos equipamentos disponíveis no mercado para execução desse método", conta o arquiteto da Lafem Engenharia, Salvador Hernandez.

"Chegamos à conclusão da viabilidade de integrarmos esse método dentro de nosso cronograma, por ser um método mais rápido e bem adequado às condições do local", revela Hernandez. No caso de uma obra urbana, com preservação de parte de uma edificação já existente e sem muito espaço disponível no canteiro, conta pontos a favor das estacas secantes o fato de a tecnologia proporcionar um processo mais limpo e com a possibilidade de mobilizar uma quantidade menor de equipamentos.


PRODUÇÃO DIÁRIA DE ESTACA SECANTE


COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS DE CONTENÇÃO EM RELAÇÃO AO CRONOGRAMA
Obs.: prazo em dias úteis.

Ganhos obtidos
Todo o processo de execução das estacas secantes pode ser dividido em seis etapas: 1) construção de muros-guia; 2) instalação de camisa metálica; 3) perfuração; 4) preenchimento das estacas com concreto; 5) perfuração para execução da estaca secundária; 6) instalação da armadura e concretagem da estaca secundária. Depois disso, o processo se repete até que se complete todo o perímetro da construção do muro de contenção.

De acordo com Salvador Hernandez, numa comparação direta com a parede-diafragma, as estacas secantes proporcionaram um ganho da ordem de dez dias na etapa de contenção. "Isso foi de muita valia em um cronograma sem folgas, sem contar que houve também redução de custos diretos em função da maior velocidade de execução", conclui o arquiteto da Lafem.


 
Divulgação: Lafem

FICHA TÉCNICA

Nome do empreendimento: Arena Leme Hotel
Localização: Avenida Atlântica, 324 - Leme - Rio de Janeiro
Construtora: Lafem Engenharia
Projeto de arquitetura: Marq Arquitetura
Apresentação: com oito andares, o antigo edifício residencial Erlu, na avenida Atlântica, está sendo totalmente adaptado para abrigar o Arena Leme Hotel. Trata-se do segundo empreendimento hoteleiro dos investidores espanhóis do grupo Arena, que já possuem uma unidade em Copacabana. O hotel deve ter 66 apartamentos
Área construída: 16.845 m²
Início da obra: julho/2013
Conclusão da obra: final de 2014

Destaques da Loja Pini
Aplicativos