PINI entrega troféus aos vencedores de todas as categorias do Prêmio PINI: fornecedores, incorporadora, obras e iniciativa setorial de destaque | Construção Mercado

Negócios

PRÊMIO PINI

PINI entrega troféus aos vencedores de todas as categorias do Prêmio PINI: fornecedores, incorporadora, obras e iniciativa setorial de destaque

Por Paulo Kiss
Edição 150 - Janeiro/2014

Em cerimônia ocorrida no dia 3 de dezembro, após o Fórum de Compras e Suprimentos na Construção, na sede do Sindicato da Habitação (Secovi), em São Paulo, a PINI realizou a entrega dos troféus aos vencedores do 19º Prêmio PINI. Estiveram presentes representantes das empresas vencedoras, dirigentes setoriais e convidados. O diretor geral da PINI, Eric Cozza, cumprimentou os vencedores e fez a entrega de alguns troféus, junto com o diretor de publicidade, Pedro Paulo Machado.

Além das 39 empresas dos segmentos avaliados na pesquisa, foram premiadas também a construtora e incorporadora Brookfield, vencedora do Prêmio Obra de Destaque Editorial, pela obra do edifício Pátio Victor Malzoni, e a empresa São João Energia Ambiental, vencedora na categoria Infraestrutura com a obra da Usina de Biogás São João.

Os melhores fornecedores e as obras de destaque foram escolhidos pelos assinantes a pagamento de todas as revistas da PINI - Equipe de Obra, Téchne, AU, Construção Mercado e Infraestrutura Urbana - em pesquisa realizada via web entre os dias 16 de abril e 22 de julho de 2013. A pesquisa foi respondida por 1,7 mil profissionais do setor, entre diretores técnicos, orçamentistas, compradores, arquitetos e outros profissionais envolvidos na especificação e avaliação de produtos (ver lista dos vencedores).

Mudanças em 2014
Em 2014 o questionário passará por uma reformulação e incluirá, além da pergunta para identificar o melhor fornecedor na opinião do leitor, uma pergunta para identificar também a marca/produto mais utilizado nas obras da empresa do profissional respondente. As razões técnicas e comerciais serão apenas mencionadas como "Critérios Técnicos para Escolha dos Fornecedores", em cada categoria.

Já o prêmio Obras de Destaque Editorial será ampliado e incluirá um prêmio para obra de edificação comercial, um prêmio para edificação residencial, um centro logístico e de distribuição e - exclusivamente em 2014 - um prêmio para o melhor estádio da Copa, além de uma obra de infraestrutura. A partir de 2014 poderão concorrer todas as obras e não apenas aquelas que foram tema de reportagem em revistas da PINI. Os detalhes para inscrição das obras serão divulgados no início de 2014. "Mais do que uma eventual competição, o Prêmio PINI é uma pesquisa para estabelecer referências para os profissionais da construção'', afirma Eric Cozza, diretor geral da PINI.

Prêmios especiais
A Eztec venceu pela terceira vez o Prêmio Incorporadora do Ano (2010/2011/2013). O prêmio é uma realização da PINI em conjunto com o Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP (NRE-POLI). Podem participar do prêmio todas as incorporadoras de capital aberto, que enviam espontaneamente ao comitê informações sobre desempenho econômico-financeiro, gestão e relacionamento com fornecedores, empregados e investidores. As empresas recebem pontuações com base em critérios estabelecidos pelo Núcleo de Real Estate da Poli-USP, que tabula e consolida as avaliações.


* Categoria com empate técnico.

Segundo analistas ouvidos pela PINI em reportagem publicada na revista Construção Mercado de novembro, a Eztec tem se destacado principalmente pelo foco no retorno dos projetos. "Enquanto outras empresas do setor tentavam crescer a todo custo, a Eztec sempre focou no que é importante para o acionista: o retorno sobre o capital investido", disse o analista Marcelo Motta, do J.P. Morgan, à reportagem da CM.

Desde 2009, junto com o prêmio aos melhores fornecedores, a PINI tem concedido um prêmio especial a entidades e organizações que mantêm ações para o desenvolvimento do setor da construção. Neste ano o prêmio foi concedido ao Consórcio Setorial para Inovação Tecnológica em Revestimento de Argamassa (Consitra), escolhido pela PINI como a ação setorial recente mais importante, pelo trabalho de pesquisa e melhoria de desempenho dos revestimentos à base de cimento, que envolve representantes da indústria e de seus sindicatos, pesquisadores de universidades e construtoras, por seus sindicatos e associações. Os resultados de ensaios, pesquisas e de trabalhos patrocinados pela indústria junto às obras são disseminados para todo o setor visando a maior durabilidade e resistência dos revestimentos argamassados. "As recomendações do Consitra envolvem praticamente todas as áreas técnicas das construtoras, desde projeto e especificações de materiais, suprimentos, orçamentos, planejamento, terminando na execução de serviços", destaca Yoki Estefan, coordenador do Comitê de Obras. "Ou seja, o Consitra repensa o revestimento externo de forma abrangente."

Categorias Incorporadora, Obras e Iniciativa Setorial

- Prêmio Incorporadora do Ano 2013
Eztec Empreendimentos e Participações

- Prêmio Obra de Destaque Editorial - Infraestrutura
São João Energia Ambiental Obra: Usina de Biogás São João

- Prêmio Obra de Destaque Editorial - Edificações
Brookfield Incorporações

- Prêmio PINI Iniciativa Setorial de Destaque
Consitra (Consórcio Setorial para Inovação Tecnológica em Revestimento de Argamassa)


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos