Isolante acústico para drywall | Construção Mercado

Construção

Como Comprar

Isolante acústico para drywall

Por Kelly Carvalho
Edição 150 - Janeiro/2014
 
Divulgação: Associação Brasileira do Drywall
Lãs minerais elevam o grau de isolamento do sistema drywall

Com a entrada em vigor da Norma de Desempenho de Edificações, a NBR 15.575, projetistas e o mercado em geral já sentiram o aumento da demanda por soluções acústicas em obras de diversos padrões econômicos. Um dos beneficiados desse incremento é o drywall, sistema que pode ser configurado de várias maneiras para atender a diferentes níveis de isolamento acústico. As configurações variam conforme a escolha da largura dos perfis estruturais de aço galvanizado (48 mm, 70 mm ou 90 mm), a forma de montagem da estrutura (simples, dupla, dupla separada) e o número e os tipos de chapas de gesso para drywall fixadas de cada lado da estrutura. "A parede drywall é um sistema que a acústica define como 'massa- mola-massa', ou seja, é constituído por uma chapa de gesso (massa), um 'colchão' de ar ou um material que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando sua intensidade (mola) e outra chapa de gesso (massa)", afirma o engenheiro Luiz Antonio Martins Filho, gerente-executivo da Associação Brasileira do Drywall.

A configuração das paredes e a utilização adicional de lã mineral em seu interior definem o grau de isolamento do sistema, que pode alcançar níveis bem elevados, como se observa, por exemplo, nas paredes de cinema instaladas em shopping centers.

Especificações
De acordo com a Associação Brasileira do Drywall, além da própria configuração da parede drywall, dois elementos contribuem para melhorar o isolamento acústico do sistema: a banda acústica e a lã mineral.

A banda acústica é um componente do próprio sistema drywall e seu uso é obrigatório, conforme determinação de norma técnica. Trata-se de uma fita de espuma autoadesiva aplicada na estrutura de contorno da parede para impedir a passagem de som por alguma fresta entre o perfil e o elemento estrutural. "A banda acústica evita que a onda sonora que atinge a parede drywall seja transmitida à estrutura da edificação por vibração", explica Martins Filho. Já as lãs são recomendadas para paredes que necessitem de Diferença Padronizada de Nível Ponderada (DnT,w) a partir de 45 dB ou, entre 40 e 45 dB, quando não for possível utilizar duas chapas de cada lado.

As lãs de vidro são constituídas de sílica, vitrificantes, carbonatos e sulfatos, produzidas em geral com densidades que podem chegar a 100 kg/m³. Já a lã de rocha é composta pela fusão de rochas basálticas orgânicas e óleos impermeabilizantes, sendo produzida em densidades de até 160 kg/m³. O material tem resistência maior à ação do fogo em comparação com os outros tipos de lãs. Conforme informações da Associação Brasileira do Drywall, nos últimos anos o setor submeteu a ensaios as lãs de vidro (16 kg/m³) e de rocha (32 kg/m³) e os resultados foram similares. Os materiais estão de acordo com a norma NBR 15.758.

Cotação de preços e fornecedores
Os produtos para isolamento acústico são comercializados diretamente com as construtoras ou por meio de prestadores de serviços terceirizados, que incorporam esses materiais em seus sistemas construtivos.

De acordo com Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, os produtos isolantes devem ser avaliados a partir de informações técnicas confiáveis e transparentes, com ensaios de isolação e/ou absorção realizados em laboratórios idôneos.

Os quantitativos também devem ser observados. A lã mineral, por exemplo, deve preencher completamente a parte interna do sistema drywall em suas três dimensões (altura, largura e espessura).

Armazenamento
Cada produto tem suas particularidades e, portanto, o mais seguro é seguir as instruções do fabricante na embalagem com relação a transporte, armazenagem e manutenção. Mas de uma forma geral, quando as lãs chegam ao canteiro é importante checar se o que está sendo entregue atende às especificações do projeto, principalmente no que diz respeito à densidade, espessura, dimensões e acabamento. A mesma recomendação vale para as bandas acústicas.

Os produtos devem ficar armazenados sobre paletes, em locais protegidos de intempéries. Para conservar as propriedades do produto, também é recomendável evitar que as lãs sejam submetidas a esforços mecânicos.

Normas técnicas
A Norma de Desempenho NBR 15.575:2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define, em sua tabela 18, valores mínimos de isolamento sonoro entre unidades habitacionais contíguas e entre paredes de unidades e áreas comuns. O anexo dessa norma apresenta valores intermediários e superiores de isolamento.

Para assegurar o bom resultado em termos de conforto acústico, o projeto e a montagem da parede drywall devem obedecer a todas as regras definidas na norma técnica ABNT NBR 15.758:2009 - Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall - Projeto e Procedimentos Executivos para Montagem. Parte 1: Requisitos para sistemas usados como parede.

Além disso, a Associação Brasileira do Drywall publicou o manual prático "Desempenho Acústico em Sistemas Drywall", que pode ser acessado no site da entidade, em www.drywall.org.br/biblioteca.php/1/3


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos