Ilustração mostra os principais detalhes técnicos das instalações elétricas em paredes de gesso acartonado | Construção Mercado

Construção

Instalações elétricas em drywall

Ilustração mostra os principais detalhes técnicos das instalações elétricas em paredes de gesso acartonado

Edição 150 - Janeiro/2014
 

Por permitir a passagem de fiação entre as placas, executar instalações elétricas em paredes de drywall é uma tarefa simples e rápida. Além disso, os perfis de aço são produzidos com perfurações situadas a cada 400 mm, o que permite planejar a passagem dos conduítes na altura mais conveniente.

O primeiro passo para uma boa instalação é dado no projeto, no qual são definidos os pontos em que ficarão as tomadas e interruptores. "Quanto mais completo e preciso for o projeto, maior será a qualidade do serviço", comenta Carlos Roberto de Luca, gerente técnico da Associação Brasileira do Drywall. Além disso, é imprescindível seguir as orientações da NBR 15.758:2009 -Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall - Projeto e Procedimentos Executivos para Montagem e da NBR 5410:2008 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão durante o projeto e execução das instalações.

Durante a execução, há a opção de escolher caixas de eletricidade comuns ou específicas para drywall. Ambas possuem as mesmas medidas (2 x 4 e 4 x 4), o que muda é a forma de instalação: para executar o serviço com saídas comuns, basta fixar as caixas nos montantes, antes do fechamento com as placas de gesso acartonado. Acompanhe a seguir o passo a passo de execução das instalações com a utilização de caixas de eletricidade específicas para o sistema.

 

ILUSTRAÇÃO: DANIEL BENEVENTI

 

1. Montagem da estrutura
Para executar as instalações elétricas com caixas de eletricidade específicas para sistemas em drywall, uma das faces da vedação já deve estar colocada.

2. Furação das chapas
Para o encaixe das caixas de eletricidade são executados furos, com uma serra-copo, nos locais indicados em projeto.

3. Colocação das caixas de eletricidade
As caixas nas placas devem ser fixadas e travadas com presilhas.

4. Passagem dos conduítes
Depois de encaixar as caixas de eletricidade nas placas, os eletrodutos devem ser passados por trás das peças.

Apoio técnico: Carlos Roberto de Luca, gerente técnico da Associação Brasileira do Drywall.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos