Contrato de locação de escoramentos metálicos deve prever a entrega das peças em bom estado e reposição em casos de danos para evitar conflitos entre fornecedor e contratante | Construção Mercado

Construção

Como Contratar

Contrato de locação de escoramentos metálicos deve prever a entrega das peças em bom estado e reposição em casos de danos para evitar conflitos entre fornecedor e contratante

Por Kelly Carvalho
Edição 152 - Março/2014
 

Marcelo Scandaroli
A área onde se vai escorar deve estar nivelada e compactada

Os escoramentos metálicos são elementos utilizados para suportar provisoriamente o peso próprio da estrutura de concreto que está sendo moldada, além da sobrecarga das pessoas e dos equipamentos utilizados na concretagem. "As peças metálicas também são utilizadas para o travamento de peças de concreto, como vigas e pilares", acrescenta o engenheiro Nilton Nazar, professor da Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia e Diretor da Hold Engenharia Ltda.

A opção pela locação de escoramentos metálicos é comum no mercado, principalmente em obras de muitas repetições, como nos edifícios, por exemplo, com ganhos na velocidade de montagem e desmontagem que podem compensar eventuais custos mais elevados.

Como a vida útil destes equipamentos é grande, a compra também pode ser uma opção no caso de volume contínuo de obras. Mas para essa última condição, Nazar lembra que deve-se levar em conta os custos para manutenção dos equipamentos após o término de cada obra, tais como recuperação e pintura das peças e mão de obra para esse tipo de serviço, além de disponibilidade de local para armazenagem.

Especificações
Basicamente, o sistema de escoramento é composto de escoras e torres - que deverão resistir primordialmente aos esforços verticais - além de vigas metálicas para uso nos escoramentos de vigas e lajes e nos travamentos das fôrmas de vigas e pilares.

É importante lembrar que os projetos de escoramento devem ser feitos individualmente e os elementos, dimensionados por um responsável técnico com recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Crea. "Quase 50% dos colapsos estruturais durante a obra ocorrem por problemas em fôrmas e cimbramentos em razão do mau dimensionamento das peças", diz Nilton Nazar.

Ele explica que a distribuição dos escoramentos depende das dimensões de cada peça estrutural de concreto a ser executada e da velocidade da concretagem. "Os espaçamentos são determinados, portanto, em cada projeto em função do tipo de estrutura", conclui.

ENTREVISTA ENGENHEIRO PAULO ASSAHI
Critérios de escolha

Acervo pessoal
"É importante estar ciente de que toda contratação dos equipamentos metálicos é "técnica", não meramente comercial"
Engenheiro Paulo Assahi
sócio-diretor da Assahi Engenharia Ltda. e da Assahi & Associados Engenharia de Produção Civil Ltda.

Quais fatores são determinantes para a escolha do escoramento?
Entre as alternativas que atendem às necessidades técnicas, a escolha deve sempre visar à adequabilidade, ou seja, a que melhor atende outras necessidades, principalmente as operacionais, de logística e da praticidade. São estes fatores que influenciam fortemente nos resultados de custo de mão de obra, cujo valor é o mais representativo na composição do custo total da estrutura de concreto armado.

E no caso dos escoramentos metálicos, especificamente?
Considerando-se que os escoramentos metálicos são "equipamentos industrializados" que foram projetados para este fim, é de se esperar que todos atendam às necessidades técnicas da obra. Mas é importante considerar que, diante de várias opções com distintas características técnico- Acervo pessoal operacionais que o mercado oferece, uma escolha equivocada, inadequada à metodologia executiva e à tipologia da obra, pode se tornar origem de importantes desvios nos custos e no prazo na execução da estrutura de concreto.

Quais cuidados o contratante deve observar para assegurar o desempenho dos escoramentos metálicos?
É importante estar ciente de que toda contratação dos equipamentos metálicos é "técnica", não meramente comercial. Deve, portanto, observar a capacidade e idoneidade técnica da empresa locadora por reuniões específicas com participação dos engenheiros responsáveis e, também, estabelecer cláusulas e responsabilidades de suporte técnico para garantir o correto manuseio desses equipamentos durante todo período de sua utilização.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos