Contrato de locação de escoramentos metálicos deve prever a entrega das peças em bom estado e reposição em casos de danos para evitar conflitos entre fornecedor e contratante | Construção Mercado

Construção

Como Contratar

Contrato de locação de escoramentos metálicos deve prever a entrega das peças em bom estado e reposição em casos de danos para evitar conflitos entre fornecedor e contratante

Por Kelly Carvalho
Edição 152 - Março/2014

Cotação de preços e fornecedores
Especialistas consultados foram categóricos em afirmar que o ponto de maior conflito no processo de locação está relacionado à danificação das peças. Por isso, tanto o fornecedor deve entregar os sistemas de escoramento em bom estado, quanto o construtor deve devolver as peças nas mesmas condições.

O locatário deve, ainda, se comprometer pela reposição de elementos danificados. "É muito importante que os preços de eventuais reposições estejam previstos e determinados no contrato de locação", afirma Nazar. "Por outro lado, o fornecedor deve garantir que o desempenho dos equipamentos seja o previsto em projeto", diz.

Além das cláusulas mais comuns como objeto do contrato, custo, prazo de locação e condições de pagamento, é importante verificar os custos dos fretes. É indispensável, ainda, que seja recolhida ART para o projeto.

Logística
O transporte normalmente é efetuado em caminhões, com o cuidado para que as peças estejam separadas de modo que eventuais solavancos não as danifiquem.

O responsável pelo recebimento dos escoramentos deve avaliar as condições de conservação assim que o material chegar ao canteiro, na presença de um representante da locadora. As peças entregues não podem estar amassadas, sujas ou com soldas danificadas. "A pintura ou galvanização deve estar intacta, conforme a qualidade especificada em contrato", diz Nazar.

A armazenagem deve ser feita preferencialmente em lugares cobertos e, caso não seja possível, as peças devem ficar protegidas com lona plástica. Nazar ainda sugere que os elementos menores como tensores, barras de ancoragens e porcas fiquem acondicionados em caixas ou recipientes para que não sejam facilmente perdidos. A mesma recomendação deve ser seguida durante a montagem nos andares.

Checklist
- Exija o recolhimento da ART do projeto
- O local onde se vai escorar deve estar nivelado e compactado
- As peças não devem estar amassadas nem sujas, nem com as soldas danificadas
- Certifique-se de que a pintura esteja intacta
- Evite tanto na descarga como na utilização que as peças sejam atiradas ao solo
- Utilize equipamentos adequados para a desenforma
- Certifique-se de que a quantidade de peças devolvidas é a mesma das entregues pelo fornecedor
- Ao devolver as peças, certifique-se de que estão limpas e sem avarias

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2
Destaques da Loja Pini
Aplicativos