Saiba como funciona o método de execução de fachada modular, muito empregado em edifícios comerciais e corporativos | Construção Mercado

Construção

Sistema de fachada unitizada

Saiba como funciona o método de execução de fachada modular, muito empregado em edifícios comerciais e corporativos

Por Juliana Nakamura
Edição 153 - Março/2014
 

A necessidade de elevar a produtividade e racionalizar a construção de edifícios comerciais e corporativos vem induzindo o uso de soluções como os módulos unitizados para execução de fachadas. Indicado para obras de grande porte, trata-se de um sistema composto por painéis modulares estruturados com perfis de alumínio e fechados com vidro. Além dessa estrutura básica, os módulos podem ainda receber elementos para sombreamento ou para diversificar o acabamento, como granito, alumínio composto (ACM), brises etc.

Os módulos chegam à obra prontos para a instalação. Como são integralmente produzidos na fábrica - com gaxetas, borrachas, acessórios e vidros colados - a velocidade de execução é maior, assim como o controle tecnológico. Outra vantagem associada a essa tecnologia é a segurança da instalação, que pode ser feita pelo lado interno, no apoio da laje.

 

ILUSTRAÇÃO: DANIEL BENEVENTI

Clique para ampliar a imagem

 

1. Ancoragem
A instalação dos módulos começa com a colocação das ancoragens metálicas. Essa peça é colocada na viga e tem a função de nivelar e estabelecer o prumo da fachada, além de receber e prender as colunas de alumínio da fachada.

2. Instalação
Uma vez colocados em sua posição final, os ganchos localizados na parte interna de cada módulo são encaixados nas ancoragens na estrutura. Os perfis são acoplados lateralmente por meio de encaixes tipo macho e fêmea. A sequência de montagem segue normalmente de baixo para cima.

3. Componentes da fachada
3.1 Luva para alinhamento e continuidade dos módulos. É utilizada também para fazer o içamento
3.2 Vidro laminado transparente (ou outro especificado de acordo com particularidades de cada projeto)
3.3 Suporte tipo ganho para prender o módulo e apoiá-lo na ancoragem da laje
3.4 Placa de granito ou painel arquitetônico de fachada (ou outro material especificado de acordo com cada projeto)
3.5 Perfil de alumínio - Para melhor conforto térmico, pode ser utilizado perfil composto por duas partes, uma voltada para a face externa e outra para a interna, separadas por uma peça plástica chamada de thermal break.

Por Juliana Nakamura
Apoio técnico:
Associação Nacional de fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) e catálogo de fornecedores.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos