Como Contratar Muros de gabião | Construção Mercado

Construção

Construção Mercado

Como Contratar Muros de gabião

Edição 154 - Maio/2014
 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Gabiões são estruturas armadas, monolíticas e permeáveis, utilizadas para construção de muros de arrimo, aumentando a resistência do talude a empuxos provenientes de solo ou água. Também são indicadas para revestimento superficial de canais.

De acordo com o engenheiro Ivan Joppert, diretor técnico da Infraestrutura Engenharia e especialista na área de fundações e contenções, o mercado tem grande aceitação a esse tipo de estrutura de contenção devido à sua flexibilidade frente a deformações, como recalques, e ao fato de ser autodrenante. "Deve-se tomar o cuidado de instalar uma manta geotêxtil a montante da sua estrutura, para que atue como filtro", lembra.

A principal desvantagem, segundo Joppert, é o tamanho das bases do muro que, apesar de na maioria dos casos estarem enterradas, possuem grandes dimensões, comprometendo a faixa de terreno junto ao muro.

A relação custo-benefício do gabião é considerada boa, mas como tem execução praticamente artesanal, há reclamações recorrentes quanto à escassez de mão de obra especializada. Isso porque, embora o processo de execução seja comum, a falta de experiência pode acarretar erros nas amarrações e montagens, prejudicando o desempenho do sistema.

Especificação
Segundo o diretor técnico da Infraestrutura Engenharia, gabiões são muros de gravidade compostos por caixas prismáticas retangulares. As paredes dessas caixas são malhas hexagonais de fios de aço recozido e galvanizado, amarrados nas extremidades, o que as tornam flexíveis e adaptáveis a movimentações. "As caixas são colocadas lado a lado, costuradas entre si com fios de aço para tornar a estrutura monolítica e preenchida por brita tipo rachão", conta.

Além da caixa, que é o invólucro mais comum, existem também gabiões-saco e colchões. O tipo saco é transportado já preenchido, sendo indicado para obras emergenciais, hidráulicas ou submersas; o gabião do tipo colchão apresenta superfície maior do que a espessura e, geralmente, é usado em obras hidráulicas, como revestimento de canais.

 

Checklist
NBR 11.682 - Estabilidade de Encostas
NBR 10.514 - Redes de Aço com
Malha Hexagonal de Dupla Torção para Confecção de Gabiões - Especificação

 

Cotação de preços e fornecedores
Joppert explica que, em geral, os custos dos muros são divididos em quatro etapas: 1) serviços iniciais de terraplenagem, com definição da cota de apoio do muro, travamento das fundações, taludes provisórios a montante do muro e eventuais execuções de drenos; 2) fornecimento, montagem e preenchimento das caixas com instalação da manta geotêxtil; 3) reaterro compactado da região a montante do muro; 4) obras de drenagem e proteção superficial.

É recomendável que os fornecedores sejam avaliados pela experiência em obras semelhantes e pela comprovação de recolhimento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documentações trabalhistas e de segurança do trabalho.

O escopo do serviço, explica Joppert, inclui a contratação de empresas responsáveis por terraplenagem, contenção, drenagem e proteção superficial; serviços de topografia e controle de compactação; acompanhamento técnico dos serviços de campo e emissão de laudo dos serviços prestados. "Outra forma comum de contratação é em regime turnkey, em que a contratada entrega o serviço completo, assumindo projeto e fornecimento de insumos", acrescenta Bruno Barbosa, diretor comercial da BFA Construtora.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos