Cuidados em todo o processo de concretagem de lajes, desde a escolha de fornecedores até a execução, asseguram a durabilidade da estrutura | Construção Mercado

Construção

Como Fiscalizar

Cuidados em todo o processo de concretagem de lajes, desde a escolha de fornecedores até a execução, asseguram a durabilidade da estrutura

Por Kelly Carvalho
Edição 155 - Junho/2014

 

ENTREVISTA RUBENS CURTI
Contratação certeira

Divulgação: ABCP
"Todas as empresas de serviços de concretagem trabalham com aditivos e, se não quiser utilizá-los, deve-se avisá-las"
Rubens Curti engenheiro responsável pelo laboratório de concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

Como avaliar uma boa concreteira?
Uma concreteira não deve ser avaliada pelo seu tamanho, mas por sua competência. Antes de contratar uma concreteira é imprescindível conhecê-la, saber quem é o responsável técnico, verificar o estado dos caminhões-betoneiras, verificar se os equipamentos de medição como balanças e hidrômetros estão aferidos, e por quem. Peça também para conhecer a usina antes de contratar os serviços de concretagem. Uma coisa muito importante que deve ser levada em consideração é a distância da central até a obra e não esquecer que o barato pode sair caro.

O quanto o transporte do concreto interfere no desempenho da laje? Esse item é relevante?
Sim, principalmente se a construtora estiver trabalhando com concreto bombeado. A falta do material, por um problema de transporte ou atraso, pode acarretar problemas no concreto como, por exemplo, uma junta fria.

O que deve constar no contrato?
Tudo que o contratante julgar necessário, como características do concreto, fck, abatimento, tipo de agregado, tempo que você pode usar o concreto, desde a hora que o caminhão- -betoneira saiu da Central até o término da descarga, características do módulo... Se o concreto for aparente, exija sempre o mesmo tipo de cimento e alguma outra característica que o projeto mencionar. Todas as empresas de serviços de concretagem trabalham com aditivos e, se não quiser utilizá-los, deve-se avisá-las. Outra coisa muito importante é exigir a garantia do cumprimento dos horários.

Como dimensionar as equipes?
O dimensionamento de uma equipe está associado ao tipo, lançamento do concreto. Existem cursos e trabalhos que orientam como uma equipe deve ser dimensionada.

 

Checagem e logística
O diretor de construções da Brookfield explica que o primeiro procedimento antes da concretagem da laje deve ser a verificação das dimensões das fôrmas, bem como a quantidade e o posicionamento das armaduras de acordo com o projeto estrutural. "Deve-se conferir as dimensões de todos os pilares e, na armação, quantas barras formam a malha determinada pelo projetista", explica.

Além disso, Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), explica que é importante verificar se as equipes estão presentes, se o acesso ao caminhão-betoneira está desimpedido e se os equipamentos a serem utilizados na concretagem estão em ordem, tais como réguas, desempenadeiras, enxadas e vibradores. "Não se deve esquecer de manter ao menos um vibrador de reserva e, de preferência, que seja movido a gasolina, pois na falta de energia elétrica na obra, não será preciso interromper a concretagem", recomenda.

Já Arcindo Vaquero y Mayor lembra que o mais importante no plano logístico é garantir um fluxo de concreto contínuo na obra, de tal forma que o concreto seja aplicado antes do momento da "pega", ou seja, em até duas horas e meia depois dos caminhões-betoneiras terem saído da central dosadora. "É importante programar o concreto na quantidade certa e entrega nos horários corretos, dentro das restrições de trânsito e de ruído", diz.

Cuidados na concretagem
Com toda a checagem realizada, o profissional responsável pelo correto andamento das obras de estrutura toma alguns cuidados durante a concretagem, inclusive na fase de adensamento. Segundo o especialista em concreto da ABCP, caso a construtora não esteja trabalhando com concreto autoadensável, o adensamento deve ser feito com vibradores de imersão. "De preferência, nunca adensar um concreto por processo manual", diz. A construtora também deve assegurar o nivelamento do concreto com o auxilio de réguas e taliscas, com "viga mestre" ou ainda com equipamento munido de laser, para evitar não só o desperdício de concreto como uma sobrecarga no peso da estrutura.

Rubens Curti ainda explica que a durabilidade da estrutura é assegurada quando o concreto tem uma relação de água e cimento condizente com a classe de agressividade do meio, de acordo com as características em que ele foi dimensionado. No entanto, esse propósito só pode ser atingido quando o concreto passa por um processo correto de cura. "A cura úmida, que deveria e é a mais utilizada em obras de edificações, deve ser mantida durante sete dias no mínimo e iniciada imediatamente após o término da concretagem, para garantir a qualidade do concreto", finaliza.

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2
Destaques da Loja Pini
Aplicativos