Entenda as tipologias dos espaçadores usados para posicionar e garantir o cobrimento mínimo das armaduras | Construção Mercado

Construção

Técnica ilustrada

Entenda as tipologias dos espaçadores usados para posicionar e garantir o cobrimento mínimo das armaduras

Por Maryana Giribola
Edição 155 - Junho/2014
 

Os espaçadores, também conhecidos como distanciadores, são dispositivos usados para posicionar corretamente as armaduras, garantindo o distanciamento entre as fôrmas e armaduras e o cobrimento mínimo das peças durante a concretagem, conforme previsto na NBR 6.118:2007 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. Além de conformar os vergalhões, os dispositivos servem para evitar a exposição e, consequentemente, a corrosão do aço pelas intempéries. Trata-se de peças metálicas, plásticas ou em argamassa que podem ser compradas prontas ou montadas em uma central no próprio canteiro.

Conheça os principais tipos de espaçadores e entenda como funciona a aplicação.

ILUSTRAÇÃO: DANIEL BENEVENTI

 

 

1 - Dimensionamento
O número de espaçadores necessários por metro quadrado deve ser calculado de acordo com a bitola da armadura e dos esforços que serão recebidos. Geralmente são previstas quatro a cinco peças por metro quadrado.

2 - Posicionamento
Nas ferragens positivas os espaçadores geralmente são menores e devem ser posicionados de modo intercalado, sempre nos encontros das ferragens. Já as centopeias devem garantir o apoio de pelo menos dois pontos da armadura.

3 - Espaçamento
Nas ferragens negativas o usual é empregar peças maiores, como os espaçadores treliçados. O espaçamento entre as peças deve ser de no máximo 80 cm e a colocação de alguns elementos deve ser feita na posição ortogonal, para facilitar a movimentação dos operários sobre as ferragens durante os trabalhos sem comprometer a armadura

4 - Reposição de peças
Durante a montagem das ferragens é importante que algum operário seja responsável pela reposição de eventuais peças quebradas. Dependendo do tráfego de pessoas e das atividades realizadas sobre as ferragens, é recomendável diminuir a distância entre espaçadores ou utilizar peças de maior resistência.

5 - Concretagem
Durante a concretagem o principal cuidado é garantir que nenhuma peça tenha quebrado ou se deslocado. Caso isso aconteça, a troca das peças deve ser feita antes do lançamento de concreto.

Por Maryana Giribola
Apoio técnico:
Paulo Bina, diretor da Monobeton; e reportagem "Espaçadores para armadura", da EO 62.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos