Destaque na categoria Comportamento da empresa com a sociedade e meio ambiente, Tecnisa aposta em tecnologias sustentáveis como diferencial para os clientes | Construção Mercado

Negócios

PRÊMIO PINI - INCORPORADORA DO ANO

Destaque na categoria Comportamento da empresa com a sociedade e meio ambiente, Tecnisa aposta em tecnologias sustentáveis como diferencial para os clientes

Por Bruno De Vizia
Edição 161 - Dezembro/2014
MARCELO SCANDAROLI
Para a Tecnisa, aspectos relacionados à sustentabilidade pesam tanto quanto a localização do empreendimento na decisão de compra dos clientes

A criação de uma gerência de Responsabilidade Social e a adoção de tecnologias sustentáveis no canteiro integram a receita de relacionamento com sociedade e meio ambiente adotada pela Tecnisa. As medidas não apenas afinam a companhia com os parâmetros contemporâneos de sustentabilidade, mas também geram redução de custos - e retorno para os negócios.

As práticas sistematizadas pela Tecnisa foram responsáveis por levar a empresa a ser destaque no Prêmio PINI 2014 Incorporadora do Ano, na categoria "Comportamento da empresa com sociedade e meio ambiente".

Alguns dos "ingredientes" podem ser traduzidos em números. A incorporadora recebeu melhor avaliação dentre todas as pesquisadas no quesito "uso de práticas sustentáveis aplicadas à construção". Um dos exemplos mais emblemáticos é a taxa de 93% de reaproveitamento de resíduos gerados na obra.

"Para efeito de comparação, o mercado pratica uma segregação de resíduos de canteiro de 70%", diz Maurício Bernardes, gerente de desenvolvimento tecnológico da Tecnisa.

Para a engenheira Ana Rocha Melhado, diretora da Proactive Consultoria, especializada em gestão de projetos e certificações ambientais, as taxas de beneficiamento que o mercado geralmente atinge, mais baixas, devem-se às dificuldades para identificar as áreas de triagem e transbordo e para encontrar organizações não governamentais que tenham interesse em recolher os resíduos. "Quando conseguimos reciclar 70% dos resíduos, já estamos fazendo demais. Uma taxa de 93% é excepcional", afirma a consultora.

Bernardes também chama a atenção para os benefícios econômicos da ação sustentável: "além de facilitarmos a segregação, estamos reduzindo o custo, porque toda vez que geramos resíduos misturados, pagamos mais caro para destiná-lo", lembra Bernardes. "Para sermos verdes temos que estar no azul, como diz nosso vice-presidente, no que podemos considerar como o viés da Tecnisa para o meio ambiente", acrescenta.

Segundo Bernardes, o núcleo de Sustentabilidade traz bons argumentos de venda para o cliente final. "Sempre perguntamos ao cliente o que pesou na decisão de compra. Pela primeira vez, ficaram empatados a localização e os diferenciais que agregamos ao produto", afirma.

Desde 2009, a Tecnisa conta com uma área de Eficiência Energética e Sustentabilidade, mas em 2013 foi criada uma gerência socioambiental, que está coordenando boa parte das ações sociais da empresa. Dentre as ações supervisionados por essa gerência específica está o programa de voluntariado, que teve início em 2013, com ações como reformas em casas em áreas de favelas, conforme conta Bernardes.

Entorno e sociedade
A empresa, além disso, definiu como uma de suas diretrizes a capacidade de ouvir - e, a partir disso, desenvolver ações para melhorar as práticas da companhia. Um exemplo ilustra bem a disposição da empresa para lidar com problemas causados no entorno dos empreendimentos, conforme narra Bernardes. Em uma obra na zona Oeste de São Paulo, um vizinho ligou para a Tecnisa, reclamando que os caminhões ficavam parados na frente da casa dele, esperando a hora de entrar na obra para concretar. "Fomos na casa dele eu, o diretor de marketing e relacionamento com o cliente, e o diretor técnico", conta Bernardes.

O resultado, após um cafezinho com direito a "reclamações duras", foi um reforço em uma laje da obra, para que os caminhões parassem sobre ela e não ficassem na rua, "prejudicando esse e outros vizinhos, que também se incomodavam, mas não reclamavam".

Para o gerente, a capacidade de receber críticas e agir sobre as falhas, quando elas acontecem - algo estimulado nos vários canais de comunicação da empresa - é um dos diferenciais da Tecnisa.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos