Nova realidade para todos | Construção Mercado

Construção

Nova realidade para todos

Edição 165 - Abril/2015

Após o diagnóstico da crise econômica, o País está passando pela fase do ajuste, composto por uma série de medidas com sabor amargo para toda a cadeia produtiva. O rigor no cumprimento da meta de superávit primário se traduziu em alta na taxa básica de juros, corte de gastos e investimentos do Governo Federal, além da elevação de impostos. Não bastasse esse sabor amargo, há também risco de desabastecimento de água e energia, explosão de uma crise política e incertezas sobre os desdobramentos gerados pela Operação Lava Jato. Nesta edição, a revista Construção Mercado vai apresentar os efeitos desse cenário sobre a indústria de materiais de construção, que viu seus custos de produção dispararem por causa das altas nos preços de energia elétrica e combustíveis, além da valorização do dólar. A reportagem de capa traça o panorama desse segmento e busca entender se a indústria terá condições de absorver sozinha esses impactos ou se fará repasses nos preços para as construtoras, que também estão numa situação fragilizada devido à queda na velocidade de vendas. Teremos pela frente um choque entre duas realidades delicadas.

Indústria de materiais de construção viu seus custos de produção dispararem por causa das altas nos preços de energia elétrica e combustíveis, além da valorização do dólar. Ela terá condições de absorver sozinha esses impactos?

As consequências da crise econômica também serão abordadas sob o ângulo dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), numa reportagem que explica por que o setor esfriou e quais as suas chances de recuperação. Mais detalhes sobre a crise poderão ser vistos também em um artigo esclarecedor da Consultoria Tendências.

Em meio ao cenário conturbado, porém, há boas notícias. A revista traz as novidades e os avanços no processo de registro eletrônico de imóveis, que já foi implantado em São Paulo e que tende a se expandir pelo País, agilizando o processo de repasse de clientes. E, em outra reportagem, levantamos soluções práticas e inovadoras adotadas por construtoras nos canteiros para minimizar os riscos de paralisação de obras por falta de água. Aproveite os textos e boa leitura.

Circe Bonatelli
editor

Destaques da Loja Pini
Aplicativos