Locação de equipamentos de pequeno porte | Construção Mercado

Debates Técnicos

Locação de equipamentos de pequeno porte

Falta de conhecimento técnico e variedade de máquinas no mercado são entraves para o aluguel desses itens

Por Gisele C. Cichinelli
Edição 165 - Abril/2015
FOTO: LUCARELLI TEMISTOCLE/SHUTTERSTOCK
Contratante deve zelar pelo uso correto das máquinas. Avarias podem reduzir produtividade e até motivar pagamento de indenizações à locadora

A locação de equipamentos de pequeno porte, como betoneiras, andaimes, bombas, compactadores, vibradores e ferramentas elétricas, tem se tornado uma prática comum entre as construtoras brasileiras. A enorme variedade de máquinas e modelos disponíveis no mercado e o alto índice de manutenção das máquinas que compõem a chamada linha leve da construção civil são citados pelos especialistas na área como os principais motivos para o incremento dessa modalidade de contratação.

'O locador é especialista em cada tipo de máquina e pode oferecer estrutura e logística para que o equipamento tenha o menor custo possível de manutenção e mão de obra, aumentando a produtividade, já que os equipamentos trabalham de forma mais contínua no canteiro', explica Reynaldo Fraiha, presidente do conselho do Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco (Sindileq-PE).

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos