Movimentação de portos estimula lançamentos de galpões, condomínios logísticos e hotéis no litoral catarinense | Construção Mercado

Negócios

Raio X - Santa Catarina

Movimentação de portos estimula lançamentos de galpões, condomínios logísticos e hotéis no litoral catarinense

Com maior PIB do Estado, cidade de Itajaí é o destaque na região

Por Bruna Martins Fontes
Edição 166 - Abril/2015

DIVULGAÇÃO: GRUPO RIVIERA
Grupo Riviera prevê entregar em maio empreendimento misto em Itajaí, com escritórios e shopping center

A intensa atividade portuária em Santa Catarina criou espaço para o desenvolvimento de empreendimentos comerciais em cidades do litoral Norte do Estado. Os terminais em Navegantes, São Francisco do Sul, Imbituba, Itapoá e Itajaí impulsionaram a economia da região, que se tornou polo de atração de galpões, condomínios logísticos e hotéis. O porto de São Francisco do Sul, por exemplo, bateu seu recorde histórico no ano passado ao registrar a movimentação de 13,3 milhões de toneladas, com destaque para exportação de soja e a importação de fertilizantes.

Itajaí lidera esse movimento de expansão imobiliária. Impulsionada por seu porto - o segundo maior do País em volume de contêineres em 2014, atrás apenas de Santos ela registrou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 19,7 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2012 e divulgados no ano passado. Com esse resultado, o PIB local se tornou o 29º mais elevado do País e o mais alto de Santa Catarina, ultrapassando o da maior cidade do Estado, a industrial Joinville, com R$ 18,2 bilhões.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Construção Mercado

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos