Planejar concretagem e acompanhar tecnologista minimizam problemas na execução de paredes de concreto | Construção Mercado

Construção

Como Fiscalizar

Planejar concretagem e acompanhar tecnologista minimizam problemas na execução de paredes de concreto

Por Kelly Carvalho
Edição 166 - Abril/2015
FOTO: MARCELO SCANDAROLI

A parede de concreto é um sistema monolítico que proporciona elevado nível de racionalização ao agrupar em uma única etapa de execução a estrutura e a vedação com o uso de fôrmas reutilizáveis. O sistema ainda incorpora as instalações elétricas, armação, caixilhos, portas e instalações hidrossanitárias.

De acordo com o engenheiro Rubens Monge, coordenador do Grupo de Paredes de Concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o sistema tem significativa industrialização do canteiro e, portanto, oferece benefícios como rapidez de execução, redução da mão de obra, racionalização com redução de entulho e de uso de água na obra, além de ganho de qualidade industrial. 'O sistema, no entanto, ainda não é tão competitivo em obras de pequena escala e habitações isoladas.' Ele explica que a maioria das construtoras considera fatores como custo, viabilidade técnica, qualidade final do subsistema, atendimento à norma de desempenho (NBR 15.575) e rapidez de execução.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Construção Mercado

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos