Perda de sustentação | Construção Mercado

Construção

Editorial

Perda de sustentação

Edição 167 - Junho/2015

O tripé econômico que sustenta a demanda de consumidores por imóveis residenciais - renda, emprego e crédito - levou um verdadeiro pontapé nos primeiros meses deste ano, deixando manco um dos seus pilares. O forte volume de saques da caderneta de poupança somado ao ciclo de elevação da taxa básica de juros (Selic) provocaram escassez e encarecimento do crédito imobiliário para mutuários, dificultando ainda mais a comercialização de moradias. A elevação das taxas de juros do crédito habitacional foi iniciada pela Caixa Econômica Federal e seguida pelos demais bancos. Mais recentemente, foi constatado também que a Caixa passou a restringir os empréstimos do Plano Empresário, principal linha para financiar a construção no Brasil. O ambiente para o setor da construção é temerário e há risco de deterioração caso a crise econômica provoque baques relevantes no nível de emprego e na evolução da renda dos brasileiros. Sem esses pilares, a demanda por imóveis perderá de vez sua sustentação.

O ambiente para o setor da construção é temerário e há risco de deterioração caso a crise econômica provoque baques relevantes no nível de emprego e na evolução da renda dos brasileiros

Nesta edição, a Revista Construção Mercado traça um panorama amplo sobre o comportamento de vários setores em meio ao ambiente de crise. A série de reportagens de capa passeia pelas operações urbanas consorciadas mais importantes do Brasil, situadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e Curitiba, e mostra quais negócios esfriaram e quais ainda são promissores no curto e no longo prazo. Em outra reportagem, a revista mostra casos de investidores interessados em entrar no mercado imobiliário neste momento de baixa, aproveitando ativos mais baratos, uma notícia positiva para empreendedores. A edição também traz matéria que alerta sobre os prováveis desembolsos futuros de incorporadoras devido ao aumento dos processos judiciais por cancelamentos de vendas, uma questão que deve ser provisionada desde já. Confira esses assuntos e muitos outros nas próximas páginas.

Circe Bonatelli
editor

Destaques da Loja Pini
Aplicativos