Veja os principais tipos de emendas para uso de pré-fabricados de concreto em obras com múltiplos pavimentos | Construção Mercado

Construção

Técnica ilustrada

Veja os principais tipos de emendas para uso de pré-fabricados de concreto em obras com múltiplos pavimentos

Precisão no planejamento e na execução das ligações é essencial para garantir estabilidade da montagem

Por Maryana Giribola
Edição 167 - Junho/2015

A adoção de estruturas pré-moldadas de concreto em obras de múltiplos pavimentos exige cuidado na especificação adequada das ligações de cada uma das peças. A performance da estrutura está diretamente relacionada ao comportamento de suas ligações, como é possível observar no infográfico.

Para estruturas mais altas, as ligações são sempre hiperestáticas, ou seja, totalmente solidarizadas, conforme explica Ricardo Margoni, engenheiro da CPI Engenharia. 'A partir de dois ou três andares já começamos a trabalhar com esse tipo de emenda', diz.

O universo de estruturas pré-fabricadas abrange vigas, pilares, lajes, fachadas e até escadas e banheiros. O equipamento para movimentação das estruturas deve ser bem planejado no projeto, de acordo com os tipos, pesos e emendas das peças. Em obras verticais, é mais comum optar pelas gruas, que suportam cargas maiores e não demandam espaço na periferia do terreno para os deslocamentos. Guindastes são mais comuns em obras horizontais, com mais área livre para movimentação, como em galpões ou shoppings.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Construção Mercado

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos