Na torcida | Construção Mercado

Editorial

Na torcida

Circe Bonatelli
Edição 170 - Setembro/2015
 

[A indefinição diminui a visibilidade para novos negócios, que já vinham sofrendo com aprofundamento da crise econômica e política]

O mês de setembro renova expectativas sobre temas importantes para o setor da construção. Após diversos adiamentos, o governo federal marcou para o dia 10 o anúncio da terceira fase do Minha Casa Minha Vida. A meta de contratação de três milhões de moradias está mantida, segundo afirmou a presidente Dilma Rousseff em discurso no mês passado. Por outro lado, a contratação de novas unidades neste ano de ajuste fiscal está praticamente descartada, conforme admitem membros do próprio governo em conversas informais.

A viabilidade do programa também depende da votação no Congresso do projeto de lei 1.358/2015, que pretende tornar a remuneração do FGTS igual à da caderneta de poupança. Se for aprovado, o projeto encarecerá o financiamento da habitação popular, afetando o MCMV. Sindicatos e associações do setor da construção apresentaram um projeto substitutivo, mas a votação estava pendente até o fim de agosto. A indefinição diminui a visibilidade para novos negócios, que já vinham sofrendo com aprofundamento da crise econômica e política. Na edição deste mês, a Revista Construção Mercado aborda o comportamento das empresas em meio ao cenário tumultuado. As reportagens apresentam os resultados de lançamentos, vendas e distratos no primeiro semestre, além das estratégias de marketing para aumentar a liquidez dos estoques.

Outro destaque é a entrevista exclusiva com o secretário paulista da Habitação, Rodrigo Garcia, que esclarece dúvidas sobre a parceria públicoprivada (PPP) para construir moradias populares em São Paulo. A capital paulista também passa pela revisão de sua lei de zoneamento, que é tema de outra matéria.

Já a reportagem de capa traz os exemplos mais recentes das grandes obras de contrapartida em várias regiões do País, mostrando como incorporadores têm trabalhado em parceria com o poder público ou até mesmo de forma voluntária em alguns projetos. Segundo empresários, isso reforça a imagem institucional e traz benefícios para seus empreendimentos.

Novidade editorial
A partir desta edição, a Construção Mercado contará também com o conteúdo da Revista Infraestrutura Urbana, que traz reportagens detalhadas sobre projetos, custos e atualizações no campo das obras públicas. Boa leitura.

Circe Bonatelli
editor

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos