Conheça as principais mudanças da NBR 9.050:2015, sobre acessibilidade, em vigor desde outubro | Construção Mercado

Legislação

Norma técnica

Conheça as principais mudanças da NBR 9.050:2015, sobre acessibilidade, em vigor desde outubro

Revisão da norma traz novidades sobre configurações de sanitários, barras de apoio, escadarias e corrimões

Por Edson Valente
Edição 172 - Novembro/2015

Todos os projetos imobiliários residenciais e comerciais encaminhados para licenciamento desde 11 de outubro deste ano deverão seguir a versão atualizada da Norma de Acessibilidade. A NBR 9.050:2015 - Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos chega à sua terceira edição e substitui a versão anterior, de 2004. A atualização foi publicada em 11 de setembro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrando em vigor 30 dias após sua divulgação. O documento pode ser acessado gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD).

A atualização da norma resulta de debates entre órgãos governamentais, representantes da sociedade civil e do setor produtivo com o objetivo de resolver algumas lacunas deixadas pela versão anterior. De acordo com as fontes consultadas pela reportagem, a nova norma busca aprofundar o conceito de desenho universal nos empreendimentos imobiliários, garantindo o acesso de usuários com necessidades especiais variadas - como pessoas cegas, idosas, obesas e cadeirantes, dentre outras. Já na práticaas principais alterações se referem às dimensões dos sanitários, posicionamento das barras de apoio, configurações de escadarias e corrimãos, além do formato das sinalizações.

Veja a seguir as principais alterações detalhadas e os comentários de especialistas em cada uma das áreas. As imagens que ilustram esta reportagem foram extraídas do documento oficial da norma.


Quando o vaso tiver caixa acoplada, nova norma permite que a altura da barra de apoio na parede traseira passe de 75 cm para 89 cm. Alteração visa a garantir viabilidade da barra

Barra no sanitário
As adaptações nas instalações da barra de apoio ao redor dos vasos sanitários nos banheiros acessíveis são uma das principais novidades, segundo Adriana Prado, coordenadora da Comissão de Acessibilidade a Edificações, da ABNT.

<

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos