Veja como empresas brasileiras implementaram o BIM em seus projetos | Construção Mercado

Gestão

Tecnologia

Veja como empresas brasileiras implementaram o BIM em seus projetos

Conheça o perfil desejado de engenheiros e arquitetos que integram as equipes

Por Nathalia Barboza
Edição 176 - Março/2016
DANIEL BENEVENTI/IXPERT/NAHARIYANI/SHUTTERSTOCK

Ser capaz de trabalhar dentro do conceito de BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção, em português) é uma aptidão que vai, pouco a pouco, tornando-se mais importante no currículo de engenheiros e arquitetos no Brasil. Com a crise econômica que esfriou a construção, essa habilidade tende a ser um diferencial para os profissionais à procura de uma vaga no mercado, segundo fontes consultadas para esta reportagem.

Entre as construtoras que desenvolvem projetos em BIM, a procura por mão de obra com capacitação nessa área já é uma realidade. No caso das empresas que estão dando os primeiros passos dentro do conceito, o caminho natural passa pela contratação de consultores especializados e busca de apoio dos fornecedores para treinamento de equipes internas de funcionários.

A modelagem da informação na construção oferece mais do que um modelo visual do edifício. Ela envolve um conjunto de informações multidisciplinares sobre o empreendimento, passando pela concepção do projeto, orçamento, planejamento, construção, até a fase de uso e manutenção. A vantagem dessa integração está na possibilidade de diagnosticar de forma ágil eventuais incompatibilidades na construção, além de obter dados quantitativos sobre materiais, prazos e custos.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos