Impermeabilização para habitações populares | Construção Mercado

Construção

Debate Técnico

Impermeabilização para habitações populares

Serviço deve levar em conta sistemas construtivos adotados e prazos curtos de obra

Por Gisele Cichinelli
Edição 176 - Março/2016
FOTO: MARCELO SCANDAROLI
Norma de desempenho estimulou maior preocupação de empresas e financiadores com relação à eficiência do serviço

Uso de produtos inadequados ou de baixa qualidade, execução malfeita e até a ausência do serviço em áreas importantes das unidades são os principais problemas verificados na impermeabilização de empreendimentos com habitações populares. Apesar das margens de lucro e cronogramas apertados dos projetos, especialistas alertam que essa etapa de obra deve ser executada com rigor, sob a orientação de um projeto e de acordo com os parâmetros executivos indicados para cada sistema.

De acordo com Maria Amélia Silveira, consultora do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), os sistemas aplicados em habitações populares pouco diferem dos utilizados nos demais segmentos do mercado imobiliário. 'São usadas argamassas poliméricas, pelo bom desempenho desses produtos e facilidade de aplicação, e também os produtos acrílicos e as mantas asfálticas', diz.

A baixa produtividade do serviço, no entanto, ainda é um entrave para esse segmento, segundo Alexandre Régis de Oliveira, gerente técnico da incorporadora e construtora Tenda. 'Usamos a tecnologia de parede de concreto e conseguimos concretar dois apartamentos por dia. Portanto, precisamos de sistemas de impermeabilização com execução e cura mais rápidas para que a produtividade dessa etapa acompanhe a da estrutura. O ideal seria minimizar a complexidade na etapa de aplicação do produto, cuidado fundamental em obras cujos cronogramas são mais apertados', conta. Há no mercado produtos de secagem rápida e monocomponentes à base de borracha, um pouco mais caros.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos