Impermeabilizantes rígidos se destacam por bom desempenho e fácil aplicação em radier protendito | Construção Mercado

Construção

Técnica ilustrada

Impermeabilizantes rígidos se destacam por bom desempenho e fácil aplicação em radier protendito

Fundação é comumente adotada em edificações de interesse social com até dez pavimentos

Por Marina Pita
Edição 176 - Março/2016

Uma das vulnerabilidades recorrentes nos projetos de habitação popular é a ausência de impermeabilização das fundações. A não realização do serviço ou sua execução inadequada podem acarretar percolação de água do solo na estrutura, e a umidade pode se espalhar pela alvenaria, pilares e pisos, causando manchas e mofo. O cuidado com a estanqueidade, por outro lado, é chave para evitar manifestações patológicas que abreviam a vida útil das estruturas, impedem o uso pleno das edificações, geram custos adicionais e desvalorizam os imóveis.

O radier protendido, recomendado para edificações de até dez pavimentos, facilita os serviços de impermeabilização porque é menos suscetível ao aparecimento de trincas durante a cura do concreto. Assim, a aplicação de impermeabilizantes rígidos garante, em boa medida, a estanqueidade e o controle de fissuras na estrutura - as poucas patologias que surgem podem ser contornadas com um baixo custo.

Os impermeabilizantes rígidos são vendidos como argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou como aditivos químicos para argamassa ou concreto. Eles incorporam-se à estrutura protegida e, com uma cura adequada, apresentam baixa porosidade e grande estanqueidade. Podem ser encontrados, ainda, em forma de pinturas que formam um revestimento impermeável.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Construção Mercado

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos