Odebrecht volta a ter rating rebaixado pela Fitch em âmbito nacional e global | Construção Mercado

Negócios

Notícias

Odebrecht volta a ter rating rebaixado pela Fitch em âmbito nacional e global

Agência de classificação de risco vê risco na imagem da construtora, após acordo de leniência realizado com governo americano

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
18/Janeiro/2017
Divulgação: Odebrecht

A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a construtora Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) quanto ao rating em escala global e local. O IDR de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local caiu de 'B-' para 'CC'. Além disso, o Rating Nacional de Longo Prazo também diminuiu, de 'BB-(bra)' para 'CC(bra)'.

Outro rating rebaixado, da Odebrecht Finance Ltd (OFL), foi o das emissões, que passou de 'B-/RR4' para 'CC/RR4'. A agência explica que a nota reflete perspectivas médias de recuperação, em caso de inadimplência, que vão de 31% a 50%.

Segundo a Fitch, as avaliações "refletem os crescentes e substanciais desafios que a companhia tem enfrentado em 2017 para reestruturar suas atividades e recuperar a capacidade de geração de fluxo de caixa em meio à contínua queima de caixa para prover suporte ao controlador".

Para a agência, o acordo de leniência realizado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos amplia o risco de imagem da OEC, desencadeando uma série de investigações nos países em que a empresa opera. 

A Fitch prevê, ainda, a continuidade da queda da carteira de projetos da OEC em 2017. A estimativa é de que ela deva atingir os USD18 bilhões até o final deste ano. Até setembro de 2016, a carteira de obras da OEC tinha um montante de USD21,3 bilhões, o que significa uma queda de 24% em relação aos USD28,1 bilhões registrados no final de 2015.

O último rebaixamento da Odebrecht feito pela Fitch ocorreu em maio do ano passado, junto com as agências de classificação de risco Moody's e Standard & Poors. Essas duas últimas, aliás, fizeram um novo rebaixamento da nota da empresa em agosto e novembro.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos